eSocial entrou em vigor hoje para 14 mil empresas

08-01-2018

Teve início hoje (8) em todo o país a primeira etapa de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Ao todo a etapa envolve 14,4 mil empresas, que faturaram mais de R$ 78 milhões em 2016 ou que aderiram voluntariamente, de acordo com a Receita Federal. Juntas, elas empregam 15 milhões de trabalhadores, um terço do total.

O prazo para as empresas cumprirem a primeira etapa começa nesta segunda-feira e se estende até o dia 28 de fevereiro. Nesse período, disse a Receita, o sistema receberá apenas as informações cadastrais dos empregadores e as relativas às suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, etc. Somente a partir de março será possível o envio dos eventos não periódicos. Até lá, será possível fazer os ajustes necessários na qualificação cadastral dos funcionários, por exemplo.

Segundo o órgão, não há obrigatoriedade de envio dos dados necessariamente nos primeiros dias e a empresa pode fazer os eventuais acertos necessários em seus sistemas internos, bem como se utilizar do ambiente de produção restrita para seus testes, para só depois começar a enviar informações à Base Nacional.

Nos próximos dias, estará disponível no portal do eSocial, o canal "Fale Conosco" onde serão recebidas as dúvidas e as críticas sobre o sistema.

No fim de novembro (2017) a Receita Federal anunciou o cronograma de implantação do eSocial, que seguirá em mais duas etapas.

A segunda etapa começará em 16 de julho de 2018 e vai incluir micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEIs). Para órgãos públicos, irá vigorar a partir de 14 de janeiro/19.

Ainda na primeira etapa que começa hoje as empresas deverão enviar o Cadastro do Empregador e as Tabelas para o eSocial, a partir das 8h.

Com o sistema, o governo vai receber as informações de 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. E, como você já sabe, vai triplicar a fiscalização da Receita Federal às empresas.

Você - empresário ou colaborador - fique atento ao cronograma e não deixe de se preparar.

E para você se preparar, conte conosco e  participe de Palestras grátis sobre eSocial.

Fonte: (zenaide.com.br /www.contabeis.com.br)

O afastamento pelo INSS por motivos de saúde é uma das grandes causas de problemas no que diz respeito ao clima organizacional, gerenciamento de times, entre outras questões. Além disso, pode ser um indicador de que há problemas internos que precisam ser devidamente gerenciados ou, então, poderão gerar diversos prejuízos futuros.
Por exemplo, um...